Ramallah, Palestina, assinala 5 de outubro português

Ramallah vai assinalar na quarta-feira o aniversário da implantação da República Portuguesa, em 05 de outubro de 1910, com uma série de atos simbólicos e comemorativos no centro da cidade palestiniana.

As comemorações da revolução que levou à destituição da monarquia e implantou o regime republicano em Portugal surgem dentro de uma série de eventos de iniciativa civil organizados por grupos de jovens palestinianos em reconhecimento pela solidariedade para com a causa palestiniana.

O hino português vai ouvir-se a partir das 15 horas locais no centro de Ramallah, onde se vão hastear bandeiras da República Portuguesa e se dará início a uma tarde de gastronomia tradicional portuguesa.

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, apresentou em setembro o pedido de adesão de um Estado Palestiniano como membro de pleno direito das Nações Unidas, com base nas fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como capital.

Embora não esteja diretamente envolvida nas comemorações, a presidência palestiniana tem apelado e encorajado ações de apoio de iniciativa civil ao processo de pedido de adesão palestiniano à ONU.

Vários membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas já disseram que vão aprovar o pedido palestiniano, casos de China, Federação Russa, Brasil, Índia, Líbano, África do Sul, Nigéria e Gabão.

Portugal, membro não permanente do Conselho de Segurança, ainda não divulgou qual vai ser o seu voto, defendendo uma posição comum da União Europeia e a importância das negociações entre palestinianos e israelitas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s